O Ideb 2009 evidenciou que municípios pequenos têm investido em educação, surpreendendo em seus indicadores
A meta desta para as séries iniciais em 2009 era 3,6. “Já conseguimos ultrapassar em 2010 a meta que era traçada para 2021 (5,5). Esse é um motivo de grande alegria, porque a gente tem procurado trabalhar para atingir essas metas”, afirma o diretor, Antônio Fábio Bezerra.
No Ceará, além de duas escolas na Capital, 48 do Interior tiveram nota igual ou maior a 6,0 nas séries iniciais. Vale lembrar que 6,0 é a média registrada em países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e foi adotada pelo MEC como objetivo para ser alcançado no País até 2021. No Interior, foram 38 escolas de Sobral – que teve excelente desempenho, como O POVO noticiou na última quarta-feira -, cinco de Pedra Branca, duas de Abaiara, duas do Eusébio e uma de Groaíras.
“Sobral está colhendo frutos de um trabalho de cerca de dez anos. Chamam atenção municípios como Pedra Branca e Abaiara, que são pequenos e pobres, em termos de arrecadação, e conseguiram em curto intervalo de tempo, alcançar esses resultados”, vibra Eloísa Vidal, assessora institucional da Fundação Demócrito Rocha, professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pesquisadora da área. Para ela, estas escolas e Municípios devem ter alguma política que faz com que os alunos aprendam “e muito bem”.
Ainda no Eusébio, a Escola Paulo Sá também se destacou nas séries iniciais, com uma média de 6,4, quando sua meta individual para 2009 era 5,3. Para a diretora Gabriela Maria Gomes da Silva, o resultado se deve à dedicação, empenho e parceria das professoras do 4º e do 5º ano. Mas, além disso, ela cita também o incentivo da Secretaria da educação do Eusébio.
Professora da escola, Marileide Moura acredita na união da equipe, que tem uma relação próxima com os alunos. “Temos um grupo empenhado e crianças maravilhosas”, defende. A secretária da Educação do Eusébio, Marta Cordeiro, destaca que foi o único Município do Ceará a implantar a lei do piso salarial nacional na íntegra, garantindo tanto o salário, quanto o percentual de horas livres para professora fazer planejamento de aula e estudar.
Em Pedra Branca, das 14 escolas avaliadas, cinco atingiram média superior a 6,0. Em Abaiara, duas escolas das três avaliadas atingiram a média. No Eusébio, duas escolas das 26 avaliadas, e em Groaíras uma escola alcançou a média entre cinco analisadas. Pedra Branca obteve as melhores médias do Ceará nas séries iniciais. A Escola Cícero Barbosa Maciel tirou nota 7,7, e a Escola Sebastião Francisco Duarte alcançou nota 7,6.
Fonte: http://opovo.uol.com.br/app/o-povo/ceara/2010/07/09/int_ceara,2018351/50-escolas-do-ce-sao-destaque-no-ideb.shtml
E vamos nós: Cadê as escolas de Pentecoste que não aparecem nesta lista? Até onde sabemos existe um alarde muito grande em volta dos resultados do IDEB aqui em nosso município, o que ainda vemos uma educação capenga.

