As cidades de Ceará tem sido invadidas por uma verdadeira praga de besouros. Em Pentecoste, os moradores não tem sossego com tantos “bichos” invadindo as residencias. Os “visitantes” nada convencionais têm incomodado os moradores, principalmente no período da noite porque estão invadindo casas, empresas, escolas, bem como outros locais.
A explicação para tantos bichos é o desequilíbrio ambiental. Com a destruição da vegetação nativa, insetos se refugiam nas cidades e, além de luminosidade, buscam alimentação para se reproduzirem.
Durante a noite, quando está quente e a luz fica mais forte, é impressionante de se ver a quantidade de besouros. Chuvas regulares e umidade do solo são alguns dos fatores determinantes para o alojamento das larvas, que levam cerca de um ano para se desenvolverem.
Ciclo de Vida
O ciclo completo de vida do besouro é curto, são apenas 35 dias. Sua presença, embora desagradável, não causa riscos à saúde, é preciso apenas observar para que os insetos não adentrem nos ouvidos e boca, principalmente das crianças. Neste período, é recomendável manter as luzes apagadas. Essa ainda é a melhor forma de dispersar a ‘nuvem’ de insetos.
Esse vídeo foi feito na prefeitura de Pentecoste
