Em comissão geral no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira, 09/4, o Ministro da Pesca e Aquicultura, Jader Barbalho ouviu dos deputados as questões relacionadas a pesca no país.
O deputado José Airton Cirilo (PT-CE) parabenizou o empenho do ministro em ajudar os pesqueiros, com respeito e seriedade que os trabalhadores merecem.
“Eu tive o privilégio de ser o Relator da lei que criou o Ministério da Pesca e Aquicultura e também fui o Relator da Lei da Pesca, uma lei história que estava há 15 anos sem avançar, e nós conseguimos aprová-la aqui no Congresso Nacional, o jovem ministro tem a grande missão de fortalecer essa atividade milenar, porque o nosso País tem o privilégio de ser um país continental, com um potencial extraordinário na exploração do setor pesqueiro, tanto das águas interiores quanto das águas continentais e como nenhum outro, sem nenhum demérito a seus antecessores, reúne as condições políticas para concretizar esse sonho, para que possamos dar avanço a este segmento que, todos sabem, é fundamental e estratégico e que dá uma grande contribuição para o desenvolvimento do nosso País. Nós precisamos agora, nesta nova fase, fortalecer esse Ministério com recursos”. Declarou o deputado José Airton Cirilo (PT-CE).
O ministro ressaltou que a pesca pode ser importante estratégia de desenvolvimento para o País. “É uma oportunidade que gera emprego e renda, com baixo impacto ambiental”, salientou. Segundo Barbalho, o pescado é a única proteína animal que vem aumentando sua participação no mercado mundial. Ele destacou que o negócio da pesca e a aquicultura movimentam, no mundo, sete vezes mais recursos do que a bovinocultura e nove vezes mais do que a avicultura.
Deputado José Airton Cirilo (PT-CE) fez questão de ressaltar a criação do Ministério da Pesca foi na época do governo Lula (PT).
“Com a sensibilidade que o nosso Governo teve, desde o Presidente Lula, que criou o Ministério da Pesca, transformando a então Secretaria em Ministério, agora, a Presidente Dilma tem o compromisso de realçar e dar o status e a importância que esse Ministério requer e de que o Brasil precisa”.finalizou o deputado José Airton Cirilo (PT-CE).
Barbalho informou ainda que os 20 comitês permanentes de gestão pesqueira que o ministério pretende implementar neste ano vão ajudar a lidar com os entraves ambientais. Na visão dele, o diálogo entre as pastas da Pesca e do Meio Ambiente foi amadurecido. “Estamos conseguindo construir um processo bastante maduro para compatibilizar a produção com a sustentabilidade”, afirmou.
Por Márcia Oliveira Jornalista e Assessora do deputado José Airton Cirilo (PT-CE)

