Março é o período em que as precipitações mais se concentram sobre o Ceará. Porém, houve uma diminuição das chuvas no decorrer do mês. No último final de semana, por exemplo, choveu em apenas três municípios cearenses: Amontada, com 8 milímetros; e Catunda e Pentecoste, com 2mm cada um.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as precipitações diminuíram devido ao afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa do Estado, fenômeno responsável por trazer água ao Ceará durante a quadra invernosa.
Em Pentecoste, a maior chuva do mês aconteceu na última segunda-feira, 19, Dia de São José, tendo sido observado pela Funceme 49mm. Em março, até o dia 22, choveu 114mm. Comparando esta data com o mesmo período do ano passado, houve uma diminuição de apenas 8mm.
Enquanto isso, a barragem do açude Pereira de Miranda comporta 3,10% da capacidade total de armazenamento, cerca de 11 milhões e 200 mil metros cúbicos de água. Com a redução das chuvas, consumo e evaporação, o reservatório perdeu apenas 300 mil metros cúbicos. Contudo, o saldo é positivo, pois o mês de fevereiro registrou chuvas acima da média em praticamente todas as macrorregiões do Ceará, configurando-se com um dos melhores períodos desde 2007, conforme dados da Funceme.
Para o trimestre que vai até maio, a Fundação prevê 45% de probabilidade de precipitações dentro da categoria acima da média. O final de semana deve ser de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões no decorrer do dia.
Por André Barros
Editor do Blog Notícias de Pentecoste