Estudante Universitário desenvolve projeto social em Canafístula

A Comunidade de Canafístula está localizado a cerca de 26 km de distância da sede do município de Apuiarés e 118 km da Capital Fortaleza. O acesso ao pequeno distrito rural se dá por meio de estrada de chão (não pavimentada). O lugar conta com aproximadamente 180 famílias, que vivem da agricultura de subsistência e do funcionalismo público municipal como principal fonte de renda. É um vilarejo abastecido com água encanada e energia elétrica. Possui uma Escola de Ensino Fundamental e Médio, uma Unidade de Educação Infantil e uma Escola Popular Cooperativa que desenvolve projetos socias, como: Pré-vestibular Cooperativos, EJA – Educação de Jovens e Adultos e o Projeto de Espanhol.


O Estudante do Curso de Letras Portugûes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fernando Nunes, natural de Canafístula, município de Apuiarés, criou em março de 2010 o projeto social que tem como tema: “Falando com a Comunidade”. Um dos principais objetivos do projeto é o ensino de língua espanhola para crianças e adolescentes situados entre a faixa etária de 8 e 12 anos.
O projeto conta com o apoio da Escola Popular Cooperativa de Canafístula (EPC-CAN) e Escola Nely Ribeiro Luz. As atividades são desenvolvidas principalmente nos finais de semana pelo facilitador Fernando Nunes, que retorna a sua comunidade de origem para ensinar as crianças. A metodologia utilizada nesse processo educativo é o estudo de células cooperativas aplicado por meio do Programa de Educação em Células Cooperativas – (PRECE), onde as crianças tem a oportunidade de estudar em pequenos grupos e dividir o conhecimento adquirido com outros alunos. Os pricipais recursos utilizados pelo educador são: leituras de textos, conteúdos básicos da língua espanhola, historinhas e contos que as crianças já conhecem como, por exemplo: Mafalda, Chapeuzinho Vermelho, Bela Adormecida entre outras leituras hipertextuais. Todas essas leituras e filmes transmitidos em espanhol, facilitavam o aprendizado de todas as crianças.
A comunidade de Canafístula por localiza-se em uma região distante da sede do Município não dispõem de internet de boa qualidade e isso dificulta ainda mais o desenvolvimento das nossas atividades, pois o projeto está inserido em um dos Grupos de Pesquisas da UFC – Tradições Discursivas do Ceará (TRADICE). O grupo atua com pesquisas direcionadas ao recursos educativos tanto na na língua estrangeira como na língua portuguesa, conhecidos também como Objetos de Aprendizagens (OA’s) mais conhecidos como uso das TIC’s, ou seja, Tecnologias da Informática e Comunicação, este vem sendo um dos recursos inovadores na área da educação, pois elas (crianças) aprendem por meio de blog’s educativos de países que falam o espanhol. Dessa maneira os alunos tem a chance de aprender, praticar os diálogos, desenvolver a audição e também a desenvolver a oralidade, que é um dos nossos objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima