Problemas no abastecimento de água prejudicam o cotidiano de moradores de Irauçuba, no norte cearense. Falta água nas torneiras e, quando chega, é imprópria para o consumo. Ainda assim, os moradores precisam encher todos os reservatórios disponíveis mesmo correndo riscos. A cor esverdeada e o cheiro forte impossibilitam a utilização. Também não dá para cozinhar e muitos têm medo até de tomar banho e acabar adoecendo. Para ter água boa, é preciso comprar de caminhões que vendem a granel, gasto que compromete o orçamento dos moradores.
A Cagece informou que os problemas no abastecimento em Irauçuba são provocados pelo baixo nível do açude Jerimum, o que prejudica a qualidade da água bruta, inviabilizando o tratamento e a potabilidade. A companhia alerta, inclusive, que foi detectada a presença de uma toxina produzida por uma microalga que é prejudicial à saúde e, por isso, a população não deve beber e nem usar a água no preparo de alimentos.
A Cagece esclarece ainda que o Governo do Estado autorizou a construção de uma adutora que vai possibilitar a utilização de um manancial alternativo, o açude Missi, e que, até a situação se normalizar, haverá redução de 20% na tarifa de água.
REGIONAL .
