O ‘Não’ venceu no Pará

Com mais da metade das urnas apuradas, 70% dos votos rejeitam criação do estado do Carajás e 69% negam Tapajós. São 7,6 mil das 14,2 mil urnas do plebiscito, e dificilmente a proporção será revertida; estado continua unido, para o bem e para o mal
O quadro já estava bem definido desde sexta-feira, quando pesquisa Datafolha apontava que 64% dos eleitores do Pará se opunham à criação do estado de Tapajós e 65% não queriam a criação de Carajás. E o início da apuração dos votos comprovou o esperado: com 55,8% das urnas apuradas, às 19h30 de Brasília, 70% dos votos são pela rejeição da criação do estado do Carajás. Contra Tapajós, estão 69% dos paraenses.
Foram apuradas 7,6 mil das 14,1 mil urnas do estado, e o resultado dificilmente será modificado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) diz que o resultado final sai ainda nesta noite. Durante a votação, o Ministério Público Eleitoral do Pará contabilizou algo em torno de 20 denúncias de irregularidades, mas ninguém foi preso. A abstenção até as 19h30 era de 25%.
A divisão do estado — pelo menos em intenção — ficou clara na diferença entre os votos por região. Marabá tinha 93,68% de ‘sim’ para a divisão por volta das 19h20, e 98,85% de Santarém optava pela divisão. Já Belém tinha 94,07% a favor do ‘não’ para criar Tapajós e 95,09% de ‘não’ para Carajás.
Agência Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima