
Sevilha (Espanha). Foi acertado ontem (27), aqui, o que pode ser chamado de “passo a passo” do projeto de instalação de uma fábrica de elevadores da espanhola MP Elevadores no Complexo Portuário e Industrial do Pecém. A missão empresarial da Coopercon-CE, integrada pelo seu presidente Marcos Novaes e por seus diretores Patriolino Dias e Marcelo Romero, concluiu, após reunião com o CEO da MP, Eugenio Barroso, que, diante da crise econômica que o Brasil atravessa neste ano, a melhor alternativa para o projeto é “dar um passo de cada vez”, como assinalou o executivo espanhol com a concordância do trio cearense.
Assim, o primeiro passo será dado em abril, quando a MP participará da licitação da Coopercon-CE para a compra de 150 elevadores destinados a cerca de três dezenas de suas empresas associadas; o segundo será – se a espanhola incluir-se entre as ganhadoras da concorrência – a instalação de uma unidade de prestação de serviço de assistência técnica, calcanhar de Aquiles da construção civil brasileira; o terceiro passo será a consolidação da confiança entre as duas partes, o que permitirá o investimento conjunto no desenho e na construção da fábrica de elevadores no Pecém, “algo que pode ser previsto para 2018 ou 2019”, como admitiu Novaes.
Encontro
A reunião do principal executivo da Elevadores com a missão da Coopercon-CE aconteceu ontem no edifício sede da empresa espanhola. Eugenio Barroso disse que a MP tem hoje 120 mil elevadores instalados e 15 mil em manutenção em mais de 100 países do mundo. Apesar desses números, confessou que sua empresa “tem o pé no chão” e não luta pela liderança da produção ou das vendas do setor, mas pela oferta do melhor serviço de pós-venda, isto é, o de manutenção, por meio do qual conquistou a confiança do cliente final, “o usuário, aquele que aperta o botão do elevador, que o obedece”.
O presidente da empresa foi bem claro: “A MP não quer ser a primeira na fabricação de elevadores, nem a campeã de vendas, mas a que oferece ao cliente e ao usuário de final dos seus produtos o mais alto de grau de satisfação”. Em seguida, informou que, no País, sua empresa já criou a MP Elevadores do Brasil, por meio da qual estão sendo feitas suas operações de venda e de prestação de assistência técnica.
Ao fim da reunião, Novaes e Barroso acertaram a continuidade dos contatos, mas reafirmando o desejo final das partes de construir no Ceará uma fábrica de elevadores.
Fonte: Colunista Egídio Serpa/Diário do Nordeste (O colunista viajou a Sevilha a convite da Coopercon-CE)