

O Açude Pereira de Miranda de Pentecoste, o quarto maior do Estado, que abastece Pentecoste e cidade ao longo do perímetro irrigado Curu-Paraibapa continua acumulando água. O Blog esteve ontem, (02) durante duas vezes para registrar a rapidez no acumulo de água. Segundo um funcionário do Dnocs, informou que o açude somente ontem tinha subido 50cm.
A barragem Pereira de Miranda, do Açude Pentecoste, está localizada no município de Pentecoste, estado do Ceará, a cerca de 85 km da cidade de Fortaleza.
Barra o rio Canindé, sistema do rio Curu. A sua bacia hidrográfica cobre uma área de 2.840 km2.
A barragem tem como finalidades: o controle das cheias do rio Canindé; a regularização do rio Curu; a irrigação das terras de jusante, coadjuvada pelas águas armazenadas no Açude General Sampaio; a geração de energia elétrica; a piscicultura e o aproveitamento para culturas nas áreas de montante.
Foi projetada e construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, e sua construção ocorreu entre os anos de 1950 e 1957.
A barragem Pereira de Miranda se compõe de um maciço de terra compactado, homogêneo, provido de um filtro vertical de alvenaria de pedra arrumada, com uma transição de areia nos paramentos de montante e jusante. Esse sistema de filtro faz conexão com drenos de pedra, perpendiculares ao eixo do filtro, desembocando no enrocamento de pé