Pentecoste: O que vai acontecer quando a água acabar?

Escrevi esse texto no começo de agosto de 2014 quando o nosso açude ainda tinha cerca de 3% da sua capacidade, mas hoje a situação já é bem diferente. A água já chegou na ilha das noivas e será questão de meses para Pentecoste passar por um colapso no abastecimento de água. 
Os órgãos não dão um diagnostico preciso sobre as chuvas para 2015, mas segundo a FUNCEME as chuvas irão ficar abaixo da média em 2015.
Açude de Pentecoste já atinge pior volume de água dos últimos 30 anos
10919003 10206008112547846 1175672409453512717 n - NOTÍCIAS DE PENTECOSTE
A situação em que se encontra o açude Pereira de Miranda, que abastece o município e o perímetro irrigado Curu-Paraipaba é muito preocupante. 
Não tenho visto a preocupação dos órgãos responsáveis por gerenciar o maior reservatório da região do Vale do Curu, pois até agora pouco foi feito para conservar o 3%, que ainda resta em nosso Pereira de Miranda. Como cidadão tenho muitas perguntas para a Cogerh, Dnocs, Comitê de Bacias do Curu, Prefeitura de Pentecoste, Cagece e para nós população. 
Queria saber da Cagece o motivo das caixas d’água gerenciada por ela continuar derramando água noite e dia?. 
Para o Dnocs a pergunta é como deixaram a comporta da galeria do açude passar tanto tempo sem ser consertada mesmo com o recurso tendo vindo para tal fim?
Prefeitura quando serão tomadas medidas para evitar, que os esgotos do bairro XV de Novembro deixem de cair dentro do açude?
Comitê de Bacias do Curu qual o critério foi usado para se liberar tanta água do nosso açude? 
População quando vamos acordar para essa realidade da falta de água em nossa cidade? O que vai acontecer quando a água acabar?
Quase um ano depois as perguntas continuam sem respostas. As caixas d’ água continuam derramando, não temos campanhas de conscientização no uso da água e teremos que orar muito pedindo a Deus para nos enviar um bom inverno neste ano de 2015. 
Para quem não sabe hoje, 14/01, é comemorado o aniversário do nosso Açude Pereira de Miranda. Aniversariante esquecido ao longo desses 57 anos.   
Por Raimundo Moura  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Verified by MonsterInsights