Solidariedade em Meio ao Caos: Bebês Resgatados de Incêndio no Hospital César Cals Abrigados no Beco da Poeira

Incêndio no César Cals: Solidariedade Transforma Beco da Poeira em Berçário de Emergência | [Seu Site]

Fortaleza, CE — Uma manhã de pânico transformou-se em um comovente ato de solidariedade nesta quinta-feira (13 de novembro de 2025), quando um incêndio atingiu o Hospital Geral Dr. César Cals, no Centro. O fogo, que teve origem na subestação de energia na área externa da unidade, desencadeou uma mobilização de emergência que salvou dezenas de recém-nascidos.

A cena mais dramática e, ao mesmo tempo, mais inspiradora, foi o resgate de bebês, alguns deles em incubadoras, que precisaram ser retirados às pressas da maternidade devido à fumaça.

Beco da Poeira Vira Berçário de Emergência

No ápice da confusão, a comunidade local e profissionais de saúde convergiram para garantir a segurança das crianças. Os bebês foram levados para um local inusitado: o Beco da Poeira, um centro comercial situado em frente ao hospital.

“Quem ajudou mesmo foi o pessoal do Beco da Poeira. Eles entraram no hospital, mesmo pegando fogo, e resgataram todas as crianças,” relatou uma fonte do centro comercial ao Diário do Nordeste, destacando o heroísmo dos civis.

Comerciantes e populares abriram alas em lojas, criando uma área isolada onde os recém-nascidos puderam ficar longe da fumaça. A improvisação foi crucial para manter o fornecimento de oxigênio aos pequenos, sob os cuidados dos técnicos de enfermagem e médicos.

Transferência Total e Ausência de Vítimas

Apesar da rápida contenção das chamas pelo Corpo de Bombeiros, a Secretaria da Saúde (Sesa) iniciou uma operação de transferência total por precaução, visando a segurança dos pacientes. A ação de emergência levou à mudança de 117 bebês e 153 mulheres para outras unidades hospitalares.

O secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, confirmou que o fogo estava controlado e, o mais importante, não houve vítimas em decorrência do incidente. O incêndio reacendeu o debate sobre a segurança e a infraestrutura de hospitais públicos, embora o diretor-geral da unidade tenha afirmado que o alvará de funcionamento estava atualizado.

O ocorrido desta quinta-feira será lembrado não apenas pelo susto e pelo fogo, mas, sobretudo, pelo instinto de humanidade e pela solidariedade que transformou um centro de comércio popular em um refúgio de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima