Trump classificou a Colômbia como um “vizinho doente”

A tensão diplomática entre os Estados Unidos e a Colômbia atingiu o nível mais crítico das últimas décadas. Nesta segunda-feira (5), o presidente americano Donald Trump elevou o tom das ameaças contra o governo de Gustavo Petro. Trump classificou a Colômbia como um “vizinho doente” e sugeriu que operações militares no país podem acontecer em breve.

Trump classificou a Colômbia como um "vizinho doente" e sinalizou intervenção militar. Petro reagiu e prometeu pegar em armas. Confira!

Trump ataca Petro e sugere intervenção militar

Durante conversas com jornalistas, Trump foi direto em suas acusações. Ele afirmou que Gustavo Petro é um “homem doente que gosta de produzir cocaína”. Além disso, o líder republicano declarou que o presidente colombiano “não ficará no poder por muito tempo”.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de uma intervenção militar, semelhante à ocorrida recentemente na Venezuela, Trump respondeu que a ideia “soa bem”. Essa declaração gerou um alerta imediato em toda a América Latina, pois sinaliza uma mudança profunda na política externa dos EUA para a região.

Petro reage: “Voltarei a pegar em armas”

O presidente Gustavo Petro não recuou diante das pressões de Washington. Em suas redes sociais, o líder colombiano classificou as falas de Trump como uma “ameaça ilegítima”. Petro, que é um ex-guerrilheiro desmobilizado desde 1989, afirmou que está pronto para defender a soberania do seu país.

“Jurei não tocar mais em uma arma, mas pela pátria voltarei a pegar em armas que não queria”, declarou Petro. Além disso, ele convocou o povo colombiano a ocupar as ruas caso qualquer ação seja tentada contra o seu mandato. O presidente também negou qualquer envolvimento com o narcotráfico, desafiando Trump a apresentar provas.

O impacto para a região e as eleições de 2026

Certamente, esse embate direto coloca a Colômbia no centro de uma crise geopolítica global. Enquanto os EUA acusam o governo colombiano de falhar no combate às drogas, Petro acusa Trump de agir como um “bárbaro” e violar normas internacionais.

Esse clima de guerra deve dominar as eleições presidenciais colombianas marcadas para maio deste ano. Portanto, a população terá que decidir entre manter o projeto de esquerda de Petro ou ceder à pressão americana por uma mudança de regime.

Fique atento ao Notícias de Pentecoste para novas atualizações sobre este conflito que pode mudar o destino do nosso continente.

Página Inicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima