João Jaime, líder do PSDB na Assembleia, diz que essa mudança de posição acontece em todo o mundo
VIVIANE PINHEIRO
A semana que chega ao fim foi inusitada para o ritmo de trabalhos do Legislativo cearense, em face da posição do PSDB
A mudança de discurso dos tucanos na Assembleia Legislativa. Durante quase três anos e meio eles deram apoio ao Governo Cid Gomes, com um discurso afinado com o restante da base governista, apesar de algumas críticas pontuais. Agora os parlamentares do PSDB têm sempre uma reclamação ou crítica a fazer contra o governo.
A nova postura adotada pelos tucanos na Assembleia Legislativa ocorreu após o PSDB decidir que teria candidato próprio ao Governo do Estado. Eles esperavam sair na mesma aliança para a reeleição de Cid Gomes, mas segundo alegam, Cid não atendeu um telefonema do senador Tasso Jereissati para tratarem de eleições.
O candidato do PSDB ao Governo do Ceará, deputado Marcos Cals, era um dos que articulavam a formação de blocos na chapa proporcional em que o PSDB estaria unido com os partidos que dão apoio à reeleição de Cid Gomes. Cals reconheceu tal articulação no dia da coletiva que anunciou seu nome como cabeça de chapa do PSDB.
Mas o discurso dos tucanos mudou. Quem não criticava o Governo passou a criticar, como é o caso do líder do PSDB na Assembleia, deputado João Jaime, que durante esta semana passada puxou o coro de reclamações. Na última quarta-feira, a manchete do Diário do Nordeste mostrou o confronto travado no plenário da Casa entre os tucanos e os deputados da base aliada de Cid Gomes. Na ocasião, as críticas foram mais dirigidas à postura de Cid Gomes e do seu irmão, deputado federal Ciro Gomes (PSB).
Fora
Contudo a bancada tucana não segue totalmente uníssona nessas críticas. Durante a semana, que foi de intenso embate entre tucanos e base do Governo, deputados como José Teodoro (PSDB) e Osmar Baquit (PSDB) ficaram de fora da discussão.
O candidato do PSDB ao Governo, deputado Marcos Cals (PSDB), afirma que quer fazer o bom debate, de alto nível, entendendo que quando o PSDB deu apoio ao Governo é porque deu um “crédito de confiança”.
Porém ele pondera que mesmo durante esse tempo em que o PSDB pertencia a base governista, alguns deputados como Cirilo Pimenta (PSDB) e Tomás Figueiredo (PSDB), manifestaram suas discordâncias em relação a atos da administração.
O líder do PSDB na Assembleia, João Jaime, atesta que esse tipo de embate é uma dinâmica da política e que todos os assuntos levados à tribuna pelo PSDB, não foram programados, simplesmente os assuntos foram surgindo. Ele cita como exemplo as possíveis denúncias na reforma do Estádio Castelão.
O deputado João Jaime concorda que com a mudança de posicionamento do PSDB houve também a mudança no discurso, mas aponta que isso é um acontecimento normal. “Não é a primeira vez que isso acontece da política mundial”, diz, deixando claro que partidos sempre mudam de posição, atestando ser algo natural na dinâmica da política.
Fonte: http://jamesonjsb.blogspot.com

