
Situação atípica impede o planejamento de
Enquanto não chega o mês de setembro, para a escolha do novo prefeito, população, nas ruas, discute substituição.
Umirim. Neste Município, distante 90km de Fortaleza, já começaram os preparativos para as eleições municipais que acontecerão em 4 de setembro. No último dia 4 de julho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a realização de eleições suplementares no Município da região Norte do Ceará.
A sede da Prefeitura, que fica às margens da BR-222, está ocupada hoje pelo vereador Zé da Marieta, que assumiu o cargo em fevereiro deste ano, quando o prefeito José Afrânio Pinho Pinheiro, o vice-prefeito Francisco Clodoveu Oliveira Sales e o presidente da Câmara Municipal, vereador Hamilton Pinheiro Rocha, foram cassados acusados de captação ilícita de sufrágio, nas eleições de 2008. José Afrânio e o vice Francisco Clodoveu foram eleitos pelo Partido da República (PR), obtendo 5.837 votos contra 5.532 do seu adversário, José Galdino Albuquerque, candidato do PP.
Uma visita a cidade deixa claro que o anúncio da realização de eleições há 13 meses do próximo pleito é o principal comentário entre os moradores de Umirim. Ainda não é permitido campanha com carros de som ou cartazes, mas a eleição é motivo de debate entre os moradores. Muitos acham desnecessário a nova eleição e outros querem ter a oportunidade de escolher quem de fato vai governar a cidade. Os concorrentes devem ser escolhidos pelos partidos e coligações nos dias 25 e 26 de julho, datas destinadas pelo TSE para realização de convenções. Já do dia 29 de julho até a véspera das eleições, 3 de setembro, os candidatos estarão autorizados a fazer propaganda eleitoral. As datas e prazos detalhados sobre as eleições suplementares de Umirim estão na resolução 448/2011 do TSE.
A situação atípica de Umirim impede o planejamento de políticas públicas. Essa é a opinião do secretário de Administração, Irani Amaro Peixoto, que já estava no cargo antes da cassação de José Afrânio.
Funcionamento
Umirim foi emancipada de Uruburetama em 1985 e tem mais de 18 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE. As principais fontes de renda da população da cidade são a agricultura de subsistência, criação de pequenos animais, comércio e o artesanato.
MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura do Município de Umirim – Zona Norte
Rua Major Sales- 29, Cruzeiro
Telefone: (88) 3364.1266
Fonte: DN