Chuva de 160 milímetros é registrada no primeiro dia de verão no Ceará

O verão é caracterizada pelo aumento das temperaturas e dos índices pluviométricos. 

AVvXsEgOuCp4KID6ixdoWxXypaBI6hoLgerahFvqLC04BEeaQtpwfld8BeXU7PXFmgktGQVuOOubhclZ d 5hbAaLGjqbB7dZIHjo8KpAYiOCL1fJpJt7N8vrHwthGHltQcGdGaokLWO8BfHyTX0z1BIW7LLSLkP4h8n x0quQdcCoN PqqaCiWdJsHcEkeZA=w640 h360 - NOTÍCIAS DE PENTECSOTE

📷Foto: Reprodução

O verão, uma das quatro estações do ano, sucede a primavera e antecede o outono. Suas principais características são as elevadas temperaturas e o aumento dos índices pluviométricos.


Em Brejo Santo, na Região do Cariri do Ceará, a cidade registrou chuva de 160 milímetros entre segunda-feira (20) e terça-feira (21), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Hoje é o primeiro dia de verão no hemisfério sul da Terra. Este período tem  a estação é mais chuvosa no Ceará.


Durante o fim de semana choveu em pelo menos 17 municípios no intervalo entre sábado (18) e domingo (19). Também houve chuva forte também em Porteiras (82 milímetros), Salitre (66 milímetros), Jardim (64 milímetros), Jati (62) e Missão Velha (50 milímetros). Houve chuva em 52 dos 184 municípios do estado.


Características do verão


O verão é caracterizada pelo aumento das temperaturas e dos índices pluviométricos. Normalmente, nessa estação, os dias são mais longos que as noites em virtude da maior incidência solar em um dos hemisférios.


Nessa época, podem ser observadas mudanças repentinas do tempo, ocorrendo chuvas de rápida duração, conhecidas como chuvas de verão ou convectivas. Apesar de serem rápidas, costumam ser intensas e acontecem, normalmente, no fim da tarde, quando os índices de evaporação das águas (rios, lagos, mares) estão mais altos.



Redação AVvXsEgKQqlbZwRGDjccNsPujXbuns8VCto qU6W7cVTNAMroyFdXVXiABtj3hmxQFCmAFz9sWFZ - NOTÍCIAS DE PENTECSOTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Verified by MonsterInsights