COGERH ALERTA PARA QUALIDADE DA ÁGUA DO AÇUDE PEREIRA DE MIRANDA- PENTECOSTE

O Repórter Sidney Sousa do Blog Notícias de Pentecoste esteve na barragem do açude Pereira de Miranda e fez uma reportagem especial mostrando a atual situação do cartão portal da cidade. O açude se encontra com 3% de sua capacidade e chama a atenção pela qualidade da água, que é distribuida na cidade de Pentecoste. 
Para ilustrar essa matéria segue a parte de um texto da Cogerh, onde foi feito um estudo alertando para a qualidade de água do açude Pereira de Miranda.  
A bacia apresenta características predominantes do semiárido nordestino, com cobertura vegetal do tipo caatinga arbustiva densa e os solos classificados como bruno não cálcico e litólicos (IPECE, 2009). 
Com relação ao uso e ocupação do solo, ao longo da bacia hidrográfica existe a prática predominante da cultura do caju e nas áreas próximas à bacia hidráulica são cultivadas, parasubsistência, feijão e milho. 
O açude Pentecoste tem como uso preponderante o abastecimento humano, no entanto, encontra-se em estado de eutrofização, o que torna urgente a definição de uma série de ações para melhoria de suas águas, tais como:  Criação de condições sanitárias adequadas, tanto nas sedes municipais quanto nas comunidades rurais. 
O ideal para a população rural, principalmente nas residências mais próximas ao reservatório, seria a implementação de fossas sépticas biodigestoras;  Adoção de práticas agrícolas orgânicas e de conservação do solo compatíveis com o relevo, com o plantio em curva de nível, adubação verde e plantio direto, respeitando devidamente a área de preservação permanente do reservatório;  Exploração de pecuária numa faixa maior que 1 km, ou seja, fora da sua área de entorno.
 Além disso, devem ser construídos cochos para dessedentação animal, evitando assim que os animais tenham acesso ao reservatório;  Adoção de programa para coleta seletiva de lixo e escolha de locais mais adequados, ou menos impactantes, para disposição de lixo orgânico;  Treinamento adequado para os criadores de peixes, para que utilizem as águas do reservatório sem degradá-las;  Implementação de programas de educação ambiental nas escolas e junto às comunidades, com o objetivo de conscientização quanto aos cuidados de preservação do manancial; 
Por fim, para a certificação das medidas adotadas e para uma gestão efetiva do reservatório em questão, é recomendada a realização de adequações no seu programa de monitoramento qualitativo/quantitativo e a fiscalização dos usos do solo e da água.
Texto extraido http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:hGCJhmsbHPsJ:portal.cogerh.com.br/publicacoes/artigos/Qualidade-Agua-%2520Acude-%2520Pereira-de-Miranda-Ceara-%2520Avaliacao-%2520Recomendacoes.pdf/at_download/file+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima