Não podemos deixar de lamentar o nome de Pentecoste mais uma vez, de forma negativa, nos jornais e blogs. Dessa vez o motivo é o atraso salarial dos funcionários que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento de Pentecoste. Tá virando rotina, infelizmente, fruto da incompetência e do atraso político que reina em nossa cidade.
Ao longo de 2013 foram várias discussões e cobranças por parte do colegiado de vereadores de Pentecoste que a unidade fosse inaugurada. Depois de muito tempo e quando bem quis, o governo estadual vem e inaugura a UPA, resultado de parceria entre os municípios de Pentecoste, São Luis do Curu, Apuiarés, Tejuçuoca e General Sampaio, governo estadual e governo federal com a seguinte promessa “se seu filho levar um corte na perna pode trazer na UPA que vai ter um médico e um pediatra pra fazer o atendimento de urgência e emergência”… Lembro também que foi alardeada como uma conquista da atual prefeita, sendo enaltecida, o que fere os princípios da impessoalidade, como a responsável pela sua abertura.
O que parecia uma boa notícia passou a ser pesadelo nos meses seguintes. No início de 2014 a gestão “Construindo um Futuro”, seguindo supostas orientações da secretaria estadual de saúde (SESA), fato desmentido numa consulta à ouvidoria estadual da saúde, ENCERRA O PRONTO ATENDIMENTO DO HOSPITAL REGIONAL E ENVIA TODOS OS PACIENTES PARA A UPA. Começava a “via crucis” dos pacientes, sobe para a UPA, desce para o Hospital, e vice-versa, na tentativa de fazer valer seu direito ao atendimento em saúde.
Cobramos, solicitamos via requerimento aprovado na Câmara de Vereadores, que os atendimentos no Hospital fossem retomados, pois a UPA a cada dia mais lotada dava sinais de que não resistiria por muito tempo. A tragédia estava anunciada. Some-se a isso a politicagem feita com nossa saúde, o governo abre a unidade com fins eleitoreiros e a gestão local transforma a UPA num verdadeiro e acintoso CABIDE DE EMPREGOS!
Pra completar o festival de aberrações e de incompetência administrativa o repasse das parcelas do governo federal (R$ 400.000,00 segundo informações) foi depositado na conta da prefeitura, mas a UPA Pentecoste, ao contrário das demais, é mantida pelo CISVALE (Consorcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Curu). A BURROCRACIA estava instalada! Os relatos eram de que não se podia usar o recurso, que deveria ser devolvido ao ministério, o ministério não queria a devolução, deveria ser repassado para a SESA, a SESA mandava repassar para o CISVALE, enfim ninguém queria assumir a responsabilidade.
Enquanto isso, os trabalhadores com seus salários atrasados e acima de tudo o povo de Pentecoste, principalmente, vítima dessa verdadeira palhaçada administrativa, desse jogo de empurra-empurra, clássico de quem não está, agora que já se passaram as eleições, nem aí pra nada e nem pra ninguém!
Agora, em plena véspera de Natal e às pressas, recebemos uma convocação para Sessão Extraordinária para apreciar um suposto projeto de Lei que autoriza a gestão a repassar esse recurso ao CISVALE, para que essa faça o pagamento dos funcionários.
Quando recebi a convocação fiquei me perguntando: somente agora foi que a gestão “descobriu” que poderia fazer alguma coisa? Por que não estabeleceu essas medidas antes? Por que já não tinha enviado o projeto a Câmara? Pergunto caros amigos, já sabendo a resposta! PORQUE NÃO QUERIAM! Porque tinham o objetivo nítido de comprometer e desqualificar o trabalho da direção da UPA Pentecoste, ligada ao ex-prefeito, aquele mesmo que apoiou a eleição da atual prefeita e que hoje é considerado por seus assessores e bajuladores como inimigo.
O absurdo chegou a tal ponto que teria sido pedido até a demissão da administradora, agora com que objetivo? De acomodar mais um incompetente, mais um garapeiro de coisa pública… Foi feita convocação para Sessão Extraordinária no dia 23/12/14 às 9:00h no Plenário da Câmara Municipal de Pentecoste, com vistas a apreciação e já votação do suposto projeto de Lei.
Convidamos a todos a se fazer presentes nessa sessão. Fica a observação: agora Senhora Prefeita, Vossa Excelência precisa da Câmara de Vereadores? Certa vez não foi dito nas ondas da rádio: “quando for prefeita vou colocar os vereadores no seu lugar”?… Estaremos lá, não para agradar a qualquer prefeito (a), mas primeiro para reiterar nossa posição de defesa do funcionamento adequado da rede de assistência a saúde em nosso município, e segundo para defender a dignidade desses pais e mães de família que sofrem com o atraso salarial. Essa é nossa batalha, LUTAR PARA O CRESCIMENTO DE PENTECOSTE!
Saudações cordiais, vereador Daniel do Zé Gomes.
