Passear no feriado é comum, e nesse 15 de novembro não foi diferente. O passeio, Carlos Teixeira(Sapipa), prof. Cleiton Brilhante, prof. Geraldo Lima e o ex-vereador Aracy.
![]() |
| Add caption |
![]() |
| Carlos Sapipa e amigos – fotos de Carlos Teixeira |
Estamos num local que em Pentecoste é chamado de “Hotel do DNOCS”, mas se trata do Centro de Treinamento de Pessoal do DNOCS, aqui é onde deveria acontecer preparação e capacitação de pessoal voltados para o negócio agro-industrial, entretanto a única preparação ou treinamento que acontece é da degradação do tempo e do abandono, não consigo imaginar que o DNOCS gaste tanto dinheiro construindo prédios que atualmente servem apenas para abrigo de ratos, baratas, cupim entre outras pestes; isso é a situação que encontramos alguns prédios do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) na cidade de Pentecoste.
![]() |
| Add caption |
![]() |
| Fotos de Carlos Teixeira |
O Hotel do DNOCS, para quem não sabe fica no “Posto Agrícola” , em um lugar muito bonito, ventilado, alto, bastante água e com uma vista onde mostra as riquezas naturais da região.
![]() |
| Fachada do Centro de Treinamento de Pessoal |
Claro, todos conhecem em Pentecoste, inclusive quem passa rapidamente em frente ao “Hotel” fica com uma boa impressão de sua fachada, “penteada”, como se diz popularmente. Mas, a surpresa fica para quem para e tem a curiosidade de visitar internamente ao local. Foi o que fizemos.
Você sabe o que mostra essa imagem? Vou lhe ajudar, trata-se de uma placa de inauguração do local. Certamente você não consegue ler, consegui com muita dificuldade através de uma lente de aumento e vou escrever abaixo o que entendí, o que está gravado na placa:
![]() |
| Fotos de carlos teixeira |
M V O P DNOCS
AGRO – INDUSTRIAL
CENTRO DE TREINAMENTO DE PESSOAL
Presidente da República Dr João Belchior Marques Goulart
Presidente do Conselho de Ministros: Dr. Hermes Lima
Ministro da Aviação: Enc. Hélio de Almeida
Diretor Geral DNOCS: Genival Barbosa Guimarães
Chefe do S.A.I: Enc Agr José Guimarães Duové
Chefe P.A. de General Sampaio: Enc.Agr Manoel Morais da Costa
6 de Novembro 1962
![]() |
| Fotos de carlos teixeira |
Com a placa receptiva, fomos para o que parece ser a recepção propriamente dita, achamos que será “penteada”.
![]() |
| Fotos de carlos teixeira |
![]() |
| Os banheiros destruidos – Fotos Carlos teixeira |
Continuamos a visita e passamos a não acreditar o que estávamos vendo, os banheiros quebrados, estado de abandono e a degradação vai assumindo a realidade Centro de Treinamento Pessoal
![]() |
| Fotos de carlos teixeira |
![]() |
| Fotos de carlos teixeira |
![]() |
| Fotos de carlos teixeira |
É, vamos parar por aquí com essas imagens que mostram claramente o total abandano de algo, pelo menos é o nosso sentimento, que poderia ser mantido preservado e ainda usado em prol de “serviço prestado” a comunidade, ao contribuinte.
![]() |
| Carlos Sapipa observa o descaso |
O que dizer, calar, não mostrar o que está sendo feito com o dinheiro público ? Isso é apenas um pequeníssimo exemplo aquí na riquíssima região do Vale do Curú, igual a muitos outros que estamos presenciando diariamente na mídia.
Encerro essa matéria, de certa forma indignado com os fatos, mas com a certeza que não existe de forma alguma uma finalidade única de “denúncia”, como são encaradas por muitos, inclusive homens públicos, e que, a maioria dos fatos críticos postados por mim e pelos meus colegas blogueiros, tem-em o caráter fiscalizador em prol do bem comum, inclusive, entendo e tenho convicção que, atitudes como essa colaboram com os que verdadeiramente deveriam fazer, os que são eleitos e pagos para “fazer” e não fazem.
Carlos Teixeira (Sapipa Informativo)
Fonte: Sapipa Informativo












